Intervenções



A chamada dos sentidos

formada por colagem de textos poéticos, jornalísticos, teatrais, científicos e populares. Recorrendo o mínimo possível a elementos alheios ao ator e aproveitando ao máximo os inerentes a ele – corpo, voz e expressão, procura trazer à tona o profundo apelo à superação da ilusão implantada e cultivada diariamente em nossas mentes de que dependemos de supérfluos para vivermos satisfatoriamente e, principalmente, a consciência de que o essencial para nossa sobrevivência está mais presente do que imaginamos: a simplicidade da natureza.


A Chamada dos sentidos: na UENP campus Jacarezinho - Direito
___________________________________________________


Invasão no I Fórum de Extensão e Cultura da UENP


Cantando a música 'Comida' do grupo Titãs, os integrantes da Cênica mais alguns participantes do Fórum, 'invadiram' o anfiteatro da UENP, para encerrar em grande estilo o evento.

___________________________________________________



Cênica e a mulecada Intervenção na semana do meio ambiente
'Instituto Ambiental do Paraná'  


Voluntariado em cena:




___________________________________________________



Intervenção cultural no MST – Os compadres e os meios de comunicação
Em janeiro de 2010, à convite do projeto “Gestão agroecológica de sistemas de produção como estratégia para superação dos gargalos tecnológicos da agricultura familiar camponesa do Município de Congonhinhas-PR”, o bolsista Kauê Pedroso Gonçalves dirigiu a esquete escrita e encenada por ele, juntamente com a pedagoga Meline Lopes Pinheiro, intitulada Os compadres e os meios de comunicação que tem por objetivo discutir a alienação nos meios de comunicação além das formas de resistência encontrada pelo homem do campo representado pelo Movimento Sem Terra (MST), além de trazer á tona as relações de poder que os oprimem.

Intervenção Circense no Colégio Stella Maris
Com o início das atividades do projeto, o grupo realizou sua primeira apresentação para os alunos do colégio Stella Maris através de uma intervenção circense durante o intervalo das aulas, a fim de divulgar as oficinas teatrais para os estudantes.
Além dessa intervenção, o grupo também proporcionou uma oficina para a coordenação pedagógica, explanando o trabalho que seria realizado com os alunos.

Intervenção Circense na Jornada Antitabaco (SESC)
Os integrantes do projeto também realizaram uma intervenção circense extra-oficial, como voluntários na Jornada Antitabaco em 2009, promovida pelo SESC, a fim de conscientizar a população dos malefícios do tabagismo.

Intervenção Cultural – Marchinha Carnavalesca Pelo Teatro
No início do ano de 2010, os integrantes do grupo prepararam uma Marchinha Carnavalesca Pelo Teatro para a redivulgação do projeto no colégio Stella Maris que foi apresentada durante o intervalo, e cuja letra foi escrita com a criação coletiva do grupo. A intervenção ainda pode contar com o arranjo musical preparado pelo bolsista Luis Eduardo Veloso Garcia, e o voluntário Fábio Leite da Silva. Logo após a apresentação, o grupo reuniu-se com a coordenação pedagógica apresentando o material com o trabalho realizado no ano de 2009 a fim de explanar os resultados obtidos, e a continuação do trabalho no ano de 2010.

Intervenção no Colégio Objetivo Maranata
Haja visto a necessidade de um projeto cultural para os alunos , realizou-se nesta escola a adaptação do livro “Serafina e a criança que trabalha”, texto escrito pela pedagoga Meline Lopes Pinheiro e dirigido por Kauê Pedroso Gonçalves, que através de oficinas tratou da temática do trabalho infantil, além de sensibilizar as crianças para a realidade do trabalho alienante.

Esquete Circense dos alunos do Stella Maris em Cambará
Os alunos de Andirá que recebem a extensão do projeto no Colégio Stella Maris demonstraram sua autonomia ao criar e apresentar duas esquetes circenses na cidade de Cambará - PR, primeiramente no dia 30 de maio, no Campo do time Sociedade Esportiva Matsubara, e depois no dia 08 de outubro, na Escola Municipal Ignez Panichi Hamzé.
As esquetes são baseadas em cenas clássicas do humor circense, mais precisamente da técnica dos palhaços (clowns), conseguindo divertir e contagiar a platéia diretamente com uma das mais ricas e difíceis expressões humanas: o riso.
Portanto, através dessas atividades, os alunos conseguem não só ir além da extensão do Sem Fronteiras, mas também mostrar toda a versatilidade que possuem.

Esquete - A História do Teatro em Cordel
O grupo produziu uma esquete retratando os principais momentos da história do teatro em forma de cordel. O texto chamado A História do Teatro em Cordel contou com a produção coletiva dos bolsistas, com base nos livros História Mundial do Teatro de Margot Berthold, Teatro/I de Raimundo Magalhães Junior, O que é Teatro de Fernando Peixoto e História Concisa do Teatro Brasileiro de Décio de Almeida Prado.